Sem dúvidas, a Black Friday se tornou uma das melhores oportunidades para que as empresas possam fechar o ano com sucesso. Por isso, pensar em estratégias qualificadas para aproveitar a ocasião é fundamental.
A Black Friday irá acontecer no dia 25 de novembro. A pergunta é: como estão as suas campanhas para esse ano?
De acordo com especialistas, a expectativa é que o faturamento de 2022 seja tão bom ou melhor quanto foi no ano de 2021 em que as empresas faturaram, em média, R$ 5,4 bilhões, sendo este um aumento de quase 6% comparado ao último ano (2020).
É importante lembrar que no Brasil, existem algumas variações de Black Friday, como: “black saturday” ou “Black Week”, sendo muito importante para quem visa um lucro ainda maior aos seus negócios.
Por isso, separamos algumas dicas fundamentais para que você saiba como aproveitar a Black Friday com estratégias efetivas e qualificadas para o sucesso do seu negócio. Acompanhe!
Por que preparar seu negócio para a Black Friday?
A Black Friday é um dia de promoções e descontos que atrai milhões de consumidores em todo o mundo. Se o seu negócio estiver preparado para a Black Friday, você poderá aproveitar a oportunidade para aumentar as vendas e fidelizar os clientes.
Além disso, empresas de varejo e principalmente e-commerces precisam estar preparados, pois nos últimos tempos, o modelo de consumo online cresceu consideravelmente. Por isso, preparar-se para essa data é essencial para que a sua empresa, seja qual for o segmento, tenha um bom desempenho no final de 2022.
Como surgiu a Black Friday?
A Black Friday é uma tradição americana que surgiu na cidade de Filadélfia nos anos 50. Na época, a cidade estava lotada de turistas que iam assistir ao desfile do Dia de Ação de Graças, e os lojistas aproveitaram a oportunidade para realizar grandes promoções.
A data se popularizou e acabou se tornando o dia de maior movimentação do comércio nos Estados Unidos.
Com o tempo, a Black Friday alcançou países em todo o mundo, incluindo o Brasil que aproveita a ocasião para alavancar suas vendas.
10 dicas para alavancar sua Black Friday
Agora que você já sabe mais sobre a Black Friday e como ela é importante para o seu negócio, chegou o momento de conhecer as principais estratégias para garantir ótimos resultados neste fim de ano.
Conheça seu público-alvo
O conhecimento do público-alvo é importante para direcionar o conteúdo de um site, blog ou rede social, bem como para otimizar as campanhas de marketing digital. Além disso, o conhecimento do público-alvo ajuda a definir o tom e o estilo de comunicação da marca.
Dessa forma, você saberá quais tipos de conteúdos e promoções você deve preparar para que o seu público chegue até você. Assim, você atingirá as pessoas certas e, consequentemente, aumentará as suas vendas.
Tenha ofertas e estratégias preparadas
Como você já sabe, a Black Friday é a data mais aguardada do ano pelos consumidores e, claro, por empresários que, com as estratégias corretas, conseguem atingir e até mesmo, ultrapassar seus objetivos de venda.
Por isso, tenha em mente aquilo que mais atrai o seu público. Pense nos descontos que você pode dar para que eles possam ser atrativos aos seus clientes. Além disso, pense em pontos como:
1. Entenda a demanda
Antes de qualquer coisa, é importante fazer uma análise da demanda. É preciso verificar quais os produtos geralmente são mais vendidos e oferecer descontos em itens que estiverem em alta. Estude o mercado e o comportamento do seu público para saber o que oferecer na Black Friday.
2. Prepare o site
É preciso preparar o site para a grande demanda nessa data. Para isso, é preciso fazer alguns ajustes na plataforma e investir em um sistema confiável.
3. Prepare o estoque
Não é preciso ter um estoque gigantesco, mas é importante ter em mãos o suficiente para atender a demanda. É importante fazer um controle de estoque para não ficar sem produtos para enviar para o cliente.
4. Ofereça um desconto relevante
Como a Black Friday é uma data em que o consumidor está acostumado a comprar com descontos, é importante que a oferta oferecida seja relevante, afinal, é uma data em que o consumidor espera acessar produtos com preços abaixo da média.
5. Ofereça parcelamento
Como uma grande parcela dos consumidores ainda não estão acostumados a comprar online, é importante proporcionar formas de pagamento flexíveis. É importante oferecer parcelamento no cartão de crédito e boleto bancário para atender a todos os clientes.
6. Brindes
Para fidelizar os clientes e fazer com que voltem para comprar novamente, é importante oferecer brindes. O brinde pode ser uma caneca, uma camiseta ou qualquer outro produto que o seu cliente ficará feliz em receber.
7. Ofereça um frete grátis
Como a entrega é uma dor de cabeça para o consumidor, é importante oferecer um frete grátis para facilitar a vida do cliente. No entanto, ele tem que ser atrativo, pois, se o cliente tiver que esperar muito tempo pelo produto, o negócio pode perder a credibilidade.
8. Ofereça um atendimento diferenciado
A Black Friday é uma data em que o consumidor está mais disposto a comprar, então, é importante oferecer um atendimento diferenciado. O consumidor espera um atendimento personalizado e é importante ter um profissional qualificado para atendê-lo da melhor maneira possível.
9. Ofereça um cupom de desconto
Como a Black Friday é uma data em que o consumidor está acostumado a comprar com descontos, é importante oferecer um cupom de oferta. Com ele, o consumidor poderá comprar os produtos com descontos e ainda economizar.
Analise dados do ano anterior
Os dados do ano anterior da Black Friday devem ser analisados para que você possa entender quais produtos e ofertas mais foram buscados e vendidos. Além disso, é importante observar também as promoções realizadas e quais foram os seus resultados.
Com isso, é possível entender quais foram as principais demandas e vendas, assim como estratégias. Dessa forma, você pode repetí-las de maneira aperfeiçoada para garantir melhores resultados.
Faça o esquenta Black Friday
Antes do início da Black Friday, você pode começar a divulgar promoções referenciando a data. É possível baixar os preços para que o público já comece a se preparar para o que está por vir.
Utilize as redes sociais mais usadas, ou seja, aquelas em que há mais engajamento do seu público-alvo para a divulgação da Black Friday. Dê “spoilers” das ofertas que irão fazer parte da data.
Aposte no produto mais vendido do seu negócio e o priorize dentro das ofertas. Utilize gatilhos mentais nas divulgações, como: “É sua única chance de garantir”, “É por tempo limitado”, “A oferta permanecerá enquanto durar os estoques”.
Você pode começar a utilizar essas estratégias 10 dias antes do início da Black Friday.
Invista em social mídia
O investimento em social mídia na Black Friday é uma ótima ideia para aumentar as vendas e alcançar um público maior.
O social mídia é uma ótima maneira de promover sua empresa e ofertas especiais da Black Friday, e pode ajudar a aumentar as vendas significativamente.
O profissional é responsável por criar e gerenciar conteúdo nas mídias sociais de uma empresa. Ele trabalha para aumentar o alcance e a interação com o público, bem como para gerar leads e aumentar as vendas. Por isso, tê-lo na Black Friday é fundamental para gerar melhores resultados.
Invista em campanhas de anúncios
As campanhas de anúncio são uma ótima maneira de atrair novos clientes e aumentar as vendas.
Elas permitem que você crie anúncios personalizados com base em dados de comportamento do usuário, o que significa que você pode segmentá-los para atender às necessidades específicas do seu público-alvo.
Além disso, as campanhas de anúncio podem ajudar a melhorar o posicionamento do seu site nos mecanismos de busca, o que pode aumentar o tráfego. Na Black Friday isso é crucial para bons resultados.
Aposte ainda no marketing de conteúdo, pois é por meio dele que você cria, publica e promove conteúdos de maneira personalizada para o seu público-alvo.
Use emails marketing
O email marketing pode ser uma ótima ferramenta para usar na Black Friday porque você pode enviar ofertas especiais e descontos para seus clientes e potenciais clientes de maneira exclusiva.
Você também pode utilizá-lo para criar uma sensação de urgência e escassez, o que pode incentivar as pessoas a comprar.
Além disso, essa estratégia é uma das principais neste tipo de ação, pois com ela é possível aumentar o alcance da campanha e, consequentemente, aumentar as vendas.
Exclusividades para clientes antigos
A fidelização de clientes é algo fundamental para o crescimento dos seus negócios. Por isso, trazer ofertas exclusivas para seus antigos clientes é crucial para que eles se sintam únicos e importantes.
Como o próprio nome sugere, essas ofertas, promoções e descontos só serão destinados para quem já compra com você.
Essas exclusividades podem ser divulgadas por meio do e-mail marketing, redes sociais e através de banners em seu site.
Isso fará com que os seus clientes continuem comprando em sua empresa.
Utilize gatilhos de escassez
Gatilhos de escassez são aqueles que te fazem sentir que o produto está em falta, ou que você precisa comprar antes que acabe.
Apesar de parecer estranho, eles são muito eficientes, pois aumentam a sensação de urgência.
Não coloque muitos produtos em promoção, pois isso pode tirar a sensação de urgência. Se possível, utilize a palavra “esgotado” no lugar de “indisponível”, pois a sensação se torna ainda maior na visão do público.
Para concluir, não esqueça que a Black Friday é uma ótima oportunidade para gerar vendas, e isso pode te ajudar a alcançar o sucesso em seu negócio.
Mantenha um bom relacionamento com seu público
Manter um bom relacionamento com o público é importante para uma empresa por vários motivos. O primeiro é que isso ajuda a construir uma base de clientes leais, sendo eles mais propensos a comprar produtos ou serviços da empresa novamente no futuro e a recomendá-la para outras pessoas.
Eles também costumam ser mais tolerantes a erros ou problemas ocasionalmente, o que pode ser importante para uma empresa que está crescendo rapidamente e enfrentando alguns problemas logísticos.
Além disso, manter um bom relacionamento com o público ajuda a melhorar a imagem da empresa.
Uma empresa que é considerada amigável e acessível é mais provável que as pessoas gostem e confiem nela. Isso pode levar a mais negócios, pois as pessoas estarão mais propensas a trabalhar com uma empresa que elas gostam.
Por fim, manter um bom relacionamento com o público também pode ajudar a diminuir o número de problemas jurídicos que a empresa enfrenta.
Utilize de forma correta as estratégias e garanta um Black Friday de muito sucesso para os seus negócios.