As marcas são compostas por diversos elementos visuais e sensoriais que fazem com que uma conexão seja criada com o público-alvo e o mercado em si.
Diversas estratégias podem ser aplicadas a fim de criar essa conexão com o mercado, como por exemplo o desenvolvimento de uma identidade visual, definição de propósito e valores, modo de comunicação, entre outros.
Isso é o que chamamos de Branding e é extremamente importante que você aplique isso em seu negócio.
Temos um conteúdo em nosso blog que explica justamente o que é branding e a grande importância para o seu negócio e você pode conferi-lo clicando aqui.
Agora, em certos momentos, as empresas podem escolher mudar essas estratégias a fim de se comunicar de outra maneira com o público-alvo e o mercado. Então, a empresa passa pelo processo de rebranding da sua marca.
Se você possui dúvidas sobre o que é rebranding, confira esse conteúdo!
O que é rebranding?
O rebranding é, basicamente, a adoção de novas estratégias de comunicação e de posicionamento no mercado.
Geralmente, as estratégias de rebranding são mais utilizadas por empresas que:
- Estão atualmente com algum tipo de má reputação;
- Se tornaram defasadas com o modo de comunicação e/ou tecnologias;
- Desejam se comunicar e se posicionar de maneira diferente no mercado;
- Desejam se comunicar com outro público-alvo.
Por qualquer que seja o motivo, inevitavelmente as empresas precisarão estudar o que é rebranding e passar por essa estratégia em algum momento.
Você consegue imaginar uma empresa criada por exemplo na década de 60/70 se comunicando e se posicionando no mercado da mesma forma como faziam naquela época? Isso, claro, sem fazer qualquer tipo de alteração na identidade visual também.
É claro que não, né?
O mercado está em constante evolução e, com isso, torna-se imprescindível às empresas acompanharem essas mudanças e se moldarem às novas ideias, tecnologias e modos de comunicação e posicionamento.
Ou seja, para você que ainda está se perguntando o que é rebranding, ele nada mais é do que um conjunto de estratégias focadas na ressignificação da sua marca, com o objetivo de fazer com que as pessoas e o mercado tenham uma nova percepção sob a sua marca e o que ela tem a oferecer às pessoas.
A grande ação de rebranding da Havaianas
Existem diversas empresas, tanto no mercado brasileiro quanto internacional, que já realizaram ações de rebranding, até mesmo mais de uma vez.
Agora que você já conseguiu entender o que é rebranding, confira aqui a história da Havaianas, que até hoje é considerada um grandíssimo case de sucesso de rebranding.
A história de rebranding da Havaianas
Até o início da década de 90, os chinelos da Havaianas eram totalmente vinculados e produzidos pensando no público de classe mais baixa e faziam bastante sucesso.
Porém, nos anos seguintes houve um aumento exponencial da pirataria e os preços por sandálias parecidas com a Havaianas despencaram, fazendo com que o seu público alvo começasse a trocar a marca por outras mais baratas.
Foi nesse momento que a Havaianas viu a extrema necessidade de se reinventar a fim de reconquistar o público perdido, mas também se comunicar com outros públicos.
No ano de 1994 deu-se início ao processo de rebranding da marca, com uma nova coleção chamada Top e milhares de reais investidos em publicidade e comerciais televisivos, com a aparição de diversas celebridades.
Graças a isso, a Havaianas conseguiu ressignificar sua marca, chamando a atenção de um público com poder aquisitivo maior e também reconquistar parte do público perdido, através da audiência gerada.
[ LINK VÍDEO https://www.youtube.com/watch?v=vMfbeqhD2pk&t=48s ]
Com essa história acredito que você conseguiu entender o quão importante é as empresas conhecerem o que é rebranding e saberem identificar o momento ideal para adotar essas estratégias.
Conte aqui nos comentários se você conhece algum outro case de sucesso!Não esqueça também de seguir a Lamp Brasil nas redes sociais: Instagram, Facebook, LinkedIn, Twitter e YouTube.