Branding, brand management ou gestão de marca é um conjunto de estratégias desenvolvidas juntamente com os valores, propósitos, identidade visual e posicionamento da marca no mercado.
Para você que ainda não sabe o que é Branding, o grande objetivo é fazer com que a sua marca seja lembrada, desejada e se mantenha fixada na mente e nos corações do seu público-alvo.
Antes de entrarmos mais a fundo na explicação de o que é Branding, você também precisa entender o que de fato é a marca.
Acompanhe nosso conteúdo para aprender o que é Branding e qual a grande importância para o seu negócio!
O que é marca?
A marca vai muito além da escolha das cores e criação da logo. Uma marca é um conjunto de sentimentos, experiências e sensações que os consumidores sentem no momento em que se deparam com ela.
É bem complicado definirmos como um consumidor irá se sentir apenas olhando para sua marca.
Muitas vezes, essas sensações e sentimentos partem de vários processos que o consumidor passou em sua vida, que podem variar de várias formas como por exemplo geograficamente, psicologicamente, financeiramente, socialmente e culturalmente.
Mas além disso tudo, as marcas também precisam ter seu propósito, valores e posicionamento no mercado bem definidos e, claro, é extremamente necessário entender também o que é Branding e qual a importância para o seu negócio.
A maioria dos empresários, principalmente com negócios de micro ou pequeno porte, acreditam que idealizar a marca e desenvolver estrategicamente o posicionamento no mercado é coisa de grandes empresas – mas isso está longe de ser verdade.
Definir claramente o que é a sua marca e como ela gostaria de se mostrar para o mundo é um dos processos mais importantes e, francamente, é um processo básico para qualquer empreendedor que almeja o tão sonhado grande sucesso do negócio.
E é aí que entra a grande importância de você saber o que é Branding e qual a importância para o seu negócio. Afinal de contas, quantas empresas e conceitos vêm a sua mente quando você pensa em alguma marca?
Alguns exemplos muito claros disso são “a grande felicidade” relacionada à Coca-Cola, ou então o famoso jingle do McDonald ‘s… e os slogans dos bancos Santander e Itaú? Aposto que você sabe de cabeça o “O que a gente pode fazer por você hoje?” e “Feito para você”, né? Eu nem vou começar a falar aqui sobre o nosso tão querido roxinho (Nubank)…
O que é Branding?
Agora que você aprendeu o que é marca podemos prosseguir para que você entenda, de uma vez por todas, o que é Branding.
Como explicado anteriormente, Branding é o que vai fazer com que a sua marca fique fixada na mente do consumidor.
É através da paleta de cores, tipografia, tom de voz, modo de comunicação, estruturas e símbolos visuais, jingles, slogan, escolha das fotografias ou ilustrações e muitas outras coisas que farão com que o seu cliente realmente preste atenção no seu negócio e consiga relacionar ele com o seu próprio dia a dia.
Essas conexões conscientes e/ou inconscientes que você cria com os consumidores é o que farão com que eles decidam escolher a sua marca e realizar a tão maravilhosa compra do seu produto ou serviço – e não do seu concorrente.
O objetivo principal do Branding é, no final das contas, que a sua marca seja lembrada sempre com carinho na mente dos consumidores.
É fazer com que o posicionamento da sua marca seja firme e faça com que o seu público-alvo se conecte com a sua marca não porque o preço é baixo e sim porque a sua marca tem, de fato, uma conexão com aquela pessoa.
Uma vez que essa conexão é criada, é muito mais certeiro que os consumidores que se identificarem com os valores da sua marca sempre darão preferência à ela.
A importância do Branding
Podemos começar esse tópico com uma pesquisa realizada pela Ana Couto Branding e pela Officina Sophia, onde é apontado que 67% das pessoas que foram entrevistadas estariam dispostas a pagar mais por produtos de empresas com as quais elas compartilham valores e crenças.
Além disso, não podemos deixar de lembrar que com a globalização e com o consumo rápido de informações, torna-se quase que vital a sua marca ser lembrada e fidelizada.
Demonstrar o grande diferencial da sua marca não é mais o sobre o preço e sim sobre o que a sua marca tem de fato a acrescentar na vida do consumidor e também no mundo.
Ou seja, podemos dizer que ter uma marca com propósito forte, estratégia de branding bem definida e que utiliza-se do grande poder da comunicação com o consumidor é a grande chave para o sucesso no mundo atual.
Como fazer o Branding da minha marca?
Você já entendeu o que é branding e a importância para o seu negócio mas ainda não faz ideia de como colocar isso em prática?
Não se preocupe! Estratégias de branding é algo que você pode colocar em prática a qualquer momento – e quanto mais rápido melhor!
Lembre-se que as ações de Branding são estratégias de médio a longo prazo, ou seja, é um trabalho de formiguinha que te dará frutos em um espaço mais longo de tempo. Por isso, o momento ideal para começar a se preocupar com isso é AGORA.
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“Ah, mas eu não tenho tempo para aprender tudo isso! Preciso começar logo!”. Não se preocupe, o time da Lamp Brasil está à sua disposição para tirar suas dúvidas e colocar o seu plano de Branding em prática!