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Call to action (CTA): o que é, exemplos e como usar

Pessoa com megafone para indicar o que é cta

Se você deseja saber mais sobre as principais estratégias de marketing digital e como elas devem ser utilizadas com eficiência para que haja bons resultados, entender sobre Call to action é fundamental.

Por se tratar de uma ferramenta indispensável e de suma importância dentro do marketing é normal que muitas dúvidas estejam cercadas ao uso da CTA. 

Sendo assim, agora você irá entender tudo sobre a estratégia, como utilizá-la e compreender com exemplos práticos como ela pode ser inserida no marketing digital.

O que é CTA?

Call to action (CTA) é entendida como qualquer chamada, seja ela visual ou por meio de textos, que tem como objetivo principal, chamar o visitante ou o leitor da página para que uma ação seja realizada.

Contudo, trata-se de uma ferramenta indispensável para que ofertas de Marketing Digital sejam promovidas, gerando leads.

Por isso, escolher corretamente a CTA é primordial e faz toda a diferença. 

Além disso, é importante lembrar que existem variados tipos de CTAs que conheceremos ao longo deste artigo, porém é importante priorizar sempre o objetivo principal da estratégia, que deve levar o leitor ou visitante para a próxima etapa do funil de vendas. 

Como usar call to action?

Você deve estar se perguntando quais são as formas de utilizar o CTA em suas estratégias de marketing, campanhas e marketing de conteúdo. Por isso, separamos algumas dicas valiosas para você. Entenda!

Tom imperativo

Primeiramente, você deve garantir que a ação seja vista de maneira direta e firme. Para que isso seja possível, é importante utilizar o tom imperativo nas ações, sendo alguns exemplos deles:

  • Acesse o material;
  • Baixe agora;
  • Entre em contato;
  • Inscreva-se;
  • Aprenda já.

Todos esses verbos são utilizados com o objetivo de indicar uma ação que deve ser tomada de maneira imediata. 

Utilize gatilhos de tempo

Essa é uma maneira de garantir que o visitante realize uma ação o quanto antes. Sendo assim, utiliza-se um marcador de tempo como CTA utilizando frases como: “Inscreva-se já”, “Ligue agora”, “Acesse agora”. 

O uso de gatilhos é uma forma de incentivo para que os leads realizem ações o quanto antes para que haja a conversão.

Não insista muito

Para usar o CTA, é muito importante saber que existe um limite para o seu uso dentro do blog, nos conteúdos e e-mails. Essa regra é fundamental para que essas ações possam estar de forma sutil dentro da estratégia, evitando que seja algo “chato” ou incômodo. 

Exemplos de call to action

Agora que você já sabe mais sobre call to action, chegou o momento de conferir exemplos práticos da ação dentro de conteúdos relevantes. 

Enquetes

Muitos pensam que o CTA só pode estar presente por meio de um botão ou dentro de um texto tradicional. Porém, ele pode estar também em ações que são inesperadas, como no caso de enquetes, por exemplo. Essa é uma forma de atrair a atenção dos leads.

Nessas enquetes, é possível fazer uma chamada para ação que dá prêmios, ofertas, promoções, entre outras coisas em troca. “Basta responder essa enquete para ganhar”.

Com isso, o lead, além de responder a enquete, ainda deixa dados úteis sobre ela, gostos e contato para que você possa mantê-lo em sua base, para oferecer aquilo que seja mais atrativo para ele. 

Test drive

Neste exemplo, converter leads em oportunidades é o grande objetivo, por isso, esta forma é muito utilizada em campanhas que oferecem um teste gratuito de serviços e produtos. Por se tratar de algo fundo de funil, é muito importante que a chamada seja extremamente convincente para que a pessoa possa clicar e ir até o produto. 

Come back

Neste caso, a intenção principal é ter de volta a atenção daqueles leads que perderam o interesse em seu produto ou serviço e acabaram desengajados. Aqui, é possível atraí-los com e-mails de descontos e promoções para que eles voltem a consumir o seu produto. 

As principais chamadas para esse CTA podem incluir “Estamos com saudades”, “Queremos você de volta”, “Volta pra gente”. 

Tipos de CTAs

Como você pode perceber, o CTA pode estar presente em diversos conteúdos do seu negócio, seja em seu site, blog, redes sociais, e até mesmo em lojas virtuais (ecommerce) ou materiais ricos. Mas, é preciso saber como utilizá-los para que façam sentido e possam oferecer a ação esperada. Confira alguns tipos de CTAs!

Inscreva-se

Aqui, o leitor ou visitante será convidado a se inscrever em testes, cursos, eventos, software, entre outros. Tudo irá depender do contexto que a ação estará mostrando dentro do anúncio ou site.

Assine

Neste caso, o usuário não estará se comprometendo em comprar nenhum tipo de serviço ou produto e sim, estará se disponibilizando em receber notícias sobre a empresa. Essa CTA é ideal para blogs, pois se trata de uma forma de construir uma base sólida de leitores. 

Saiba mais

Diversas vezes, a empresa só deseja proporcionar aos seus potenciais leads mais informações sobre seus produtos ou serviços com o objetivo de prepará-los para comprar alguma coisa. Por isso, essa CTA é a mais indicada.

Como saber se o CTA está dando resultado?

Depois de escolher os melhores CTAs dentro dos seus posts e conteúdos diversos, além de analisar os tipos de habilidades, é preciso lembrar que existem diversos outros materiais que são capazes de te gerar leads.

Por isso, é importante lembrar que toda a análise não é só quantitativa, mas principalmente, qualitativa. Sendo assim, observe diariamente o avanço dos seus números, observando se a Call to action está performando como esperado.

Para isso, utilize o Google Analytics, realize testes A/B, observe onde estão os erros, e aprenda com cada uma dessas falhas. 

Perguntas frequentes sobre CTA

O que é o call to action?

Call to action (CTA) é entendida como qualquer chamada, seja ela visual ou por meio de textos, que tem como objetivo principal, chamar o visitante ou o leitor da página para que uma ação seja realizada.

Contudo, trata-se de uma ferramenta indispensável para que ofertas de Marketing Digital sejam promovidas, gerando leads.

Como fazer call to action?

  1. Utilize uma linguagem de chamada clara e sucinta. Escolha palavras-chave como “clique aqui” ou “saiba mais”, para que seja imediatamente claro para os usuários o que eles têm que fazer.
  2. Utilize uma cor que se destaque dos outros elementos da página. As cores quentes, como laranja, vermelho e amarelo, chamam mais a atenção.
  3. Posicione o call to action em um local estratégico da página, de modo que seja o primeiro elemento que os usuários vejam.
  4. Use testes A/B para otimizar o seu call to action. Isso permite que você teste diferentes versões do texto, cores e posicionamento para descobrir qual se sai melhor.

Qual a importância do call to action?

O call to action é uma das técnicas de marketing mais importantes para qualquer negócio. É uma ferramenta essencial para incentivar os usuários a realizar uma ação específica, como comprar um produto, assinar um serviço ou entrar em contato. É por meio do call to action que os usuários podem se engajar com a marca, tornando-se clientes fiéis e contribuindo para o crescimento da empresa. Ele é o fator decisivo para o sucesso de qualquer estratégia de marketing digital.

Entre em contato. Podemos construir uma estratégia de sucesso em conjunto!

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