Se você está inserido de alguma forma no mundo do marketing digital com certeza já deve ter ouvido o termo landing page, certo?
Mas você sabe o que é landing page e para quê serve? Continue lendo este conteúdo que te explicaremos!
O que é landing page?
Landing page nada mais é do que uma página criada com o objetivo exclusivo de fazer com que o visitante realize algum tipo de ação pré-definida.
Para você que ainda não sabe o que é landing page, ela pode oferecer várias formas de conversão, como por exemplo:
- Oferta de um produto para compra;
- Divulgação de algum evento ou lançamento;
- Disponibilização de um conteúdo rico (e-books, planilhas, etc).
De qualquer forma, o foco principal da landing page é sempre fazer com que o seu visitante se transforme em um lead ou realize uma compra.
Para que serve uma landing page?
As landing pages são ótimas aliadas em diversas estratégias de marketing digital.
Como citado anteriormente, o foco de uma landing page é sempre a conversão de visitantes e isso pode acontecer, basicamente, de duas formas:
Se você deseja que o seu visitante se transforme em um lead (possível cliente), você precisará que ele forneça seus dados, como por exemplo através do preenchimento de um formulário para receber um conteúdo rico.
Agora, caso você esteja realizando a oferta de um produto para compra, é imprescindível ter o botão de compra como foco.
Muitas pessoas que não sabem o que é landing page acreditam que elas são páginas ligadas ao site institucional, mas não é bem assim. Inclusive, as landing pages podem ter um visual totalmente diferente do site da sua empresa.
Isso acontece porque geralmente as landing pages são criadas e divulgadas especialmente para uma estratégia de marketing digital e, às vezes, o design que irá agradar e chamar a atenção daquele público-alvo não é o mesmo do site institucional.
Como criar landing pages que convertem?
As landing pages são muito utilizadas atualmente e, além de entender o que são e para quê servem, é muito importante saber como criá-las da melhor maneira possível. Dessa forma, você terá mais sucesso no seu objetivo final.
Defina seu público-alvo
Antes de criar sua landing page, você primeiro precisa saber qual a sua estratégia e qual o público que você deseja alcançar.
Se você não tiver um público-alvo bem definido, você estará trabalhando no escuro.
É através da definição do público-alvo que você conseguirá estabelecer o estilo visual, a oferta e o copywriting da página.
Evite distrações
Sua landing page precisa ser o mais objetiva possível. Não coloque menu, links externos e outras ofertas.
Eu sei que é tentador querer colocar o máximo de informações e ofertas, mas desta forma você estará apenas aumentando as chances do seu visitante se distrair e, no final, não realizar nenhuma conversão.
Foco para a CTA
Essa com certeza é uma das partes mais importantes de uma landing page: a CTA.
Não importa se é um formulário de contato, um botão de compra ou outra coisa. Sempre deixe a CTA (Call to Action) o mais visível, simples e objetiva possível para o seu visitante.
O ideal em caso de formulários, é deixá-lo logo na primeira dobra da página. Dessa forma, quando o visitante acessar sua landing page, as chances dele se distrair diminuem.
No caso de botões, a regra de deixá-lo na primeira dobra permanece, mas também é interessante repeti-lo, em momentos-chave, ao longo da landing page.
Conclusão
Agora que você já aprendeu o que é landing page, não deixe de utilizá-las!
Essas páginas são extremamente versáteis e definitivamente deveriam fazer parte de muitas ações de marketing digital da sua empresa.
Se você não sabe como criar uma landing page e precisa de ajuda, o time de web design da Lamp Brasil está à sua disposição. Entre em contato conosco! Não esqueça também de seguir a Lamp Brasil nas redes sociais: Instagram, Facebook, LinkedIn, Twitter e YouTube.